quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A ira dos mares... Poseídon


Você quis dizer: Sardinha coqueiro
Google sobre Posídon

"Eu já vi esse filme!"
Carla Perez sobre Posídon

"Aquele desgraçado afundou nossa cidade!"
Qualquer morador de Atlântida sobre Posídon

"Suchi"
Qualquer Japonês sobre Posídon

"Meu primo!"
Monstro do lago ness sobre Posídon

"PAPAI!!"
Percy Jackson sobre Poseidon

"FIIILHOOOOO *-------* " 
Poseidon sobre a Afirmação acima

"BOB ESPONJA *-* "
Bob esponja sobre a Afirmação acima

"Ele é o rei de lá de onde eu moro! "
Bob esponja sobre Posídon

"Papai... S2 "
A Pequena Sereia sobre Posídon

"Papai... S2² "
Percy Jackson sobre Posídon

"Peraí,quer dizer a gente é irmão??"
Percy Jackson sobre Ariel de A Pequena Sereia

"Kisame,voce tem algum parentesco com "isso"?"
Uchiha Itachi sobre criaturs aquaticas

"éérr...nao sei,Itachi-san"
kisame

"Ah,entao eu posso matar! "
Uchiha Itachi planejando mais um assassinato 


Você ousa me desafiar mortal?


 Sim dessa vez um dos vídeos está na frente, acompanhe todo o poder de Poseidon através dele!

História

Vamos entrar em uma das histórias primordiais do panteão grego, Poseídon ao contrario de muitos deuses Olímpicos é descendente direto dos titãs. Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foram engolidos por Cronos ao nascerem (cuidado com o seu pai). A ordem de nascimento de seus irmãos é Héstia (a mais velha), seguida de Deméter e Hera (as filhas do meio), mais tarde Hades e Posídon (os filhos quase que caçulas); e por fim Zeus (o filho caçula e futuro senhor dos deuses). 

Para quem se acha capaz de vencê-lo (e não vale o Kratos =P)


Apesar de maior parte dos filhos terem sido engolidos Reia tapeou Cronos dando uma pedra no lugar da criança, Zeus, e o escondeu dos olhos de seu pai. Quando amadureceu ele voltou e teria obrigado o seu pai, Cronos, a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que engoliu, e lógico que entre eles estava Posídon. 

Essa história demonstra o simples período em que os filhos acabam sobrepujando os pais, ou pelo menos deveria ser assim não é!

A partilha

Após o fim da guerra contra o Titãs, chegará a hora de dividir os reinos entre os irmãos, no entanto de acordo com a tradição grega o filho (não filha) mais velho ficaria com o poder, mas o caçula não era tolo, pois ele também queria o poder. Aparentemente iria decidir o futuro do universo na jogatina, uma simples brincadeira onde três varetas definiam os reinos a quem as pegasse.  Primeiro foi Posídon, que ficou com o reino dos mares, depois Zeus que ficou com céu e por fim Hades que ficou com o inferno.

"Sinta sua IRA fogão!" (Netuno)

Infelizmente vamos fugir do foco e assumir que Hades foi plenamente injustiçado pelos seus dois irmãos, fato que o moldou por toda a eternidade.

Um deus de caprichos

O mar por si só é uma força de caprichos, agindo conforme sua vontade nada lhe impõe barreiras. Poseídon acaba seguindo o mesmo princípio, os navegantes oravam a ele por ventos favoráveis e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível (é aquele típico cenário de dia lindo e depois vira o pandemônio em alto mar). Apesar dos sacrifícios, que incluíam o afogamento de cavalos, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por capricho. Como Zeus, projetava seu poder e a sua masculinidade sobre as mulheres, tendo muitos filhos homens, pois não podia ter filhas mulheres (sendo que maior parte de seus filhos são verdadeiras aberrações do mundo mitológico).


Templo de Poseídon na Grécia.


Poseídon o conquistador

Ele acabou se apaixonando por Anfitrite, de início, se recusou a unir-se ao deus (lógico com este assédio todo), se escondendo nas profundezas dos oceanos (ainda duvidam de mim), em um lugar conhecido apenas por sua mãe (se a mãe não revelou o lugar é por que não apoiava o relacionamento). Acabou cedendo às investidas do deus dos mares, se tornando rainha dos oceanos (deve ter tido algum tipo de permuta nessa relação). 

Poseídon e Anfitrite



Curiosidades

  • Poseídon já apareceu na série de desenho, Bob Esponja, como o Rei Netuno (versão romana para Poseídon).
  • Na série Sailor Moon, a Sailor Netuno possui seus ataques baseados no elemento água, remetendo aos domínios do Imperador dos Mares.  
  • Ele aparece no livro Percy Jackson e o ladrão de raios, como pai do protagonista da história. 
  • O nome do planeta Netuno foi em sua homenagem.   

Fonte: Wikipédia - Poseídon

Aos meus caros leitores






O blog agradece a todos aqueles que ainda mantêm a curiosidade pelo passado. Por isso sempre gosto de me referir aos contos e lendas como "histórias" e não "estórias", pois a segunda remete a algo fantasioso, quando de fato estas lendas e contos moldaram o homem desde os primórdios.
 
 "O escritor constrói um castelo e cabe ao leitor passar habitá-lo..." (Autor desconhecido)



sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Ártemis uma deusa selvagem...

Você quis dizer: Sailor moon
Google sobre Ártemis

Aquela vadia invadiu o meu santuário!
Atena sobre Ártemis

Ela também é conhecida como Diana pelos romanos

Nerd idoiota sobre Ártemis

Diana? Não é aquela menina da caverna do dragão?

Você sobre citação acima

Caverna do dragão? Pensei que ela fosse a mulher maravilha!

Nerd obcecado por gibi sobre citação acima

Ela é uma sapata nojenta!!!

Órion sobre Ártemis

Como uma Deeeeeeeusaaaaaa, ela me come tão bem...

Rosana sobre citação acima

Aquela sapata safada me transformou em um veado!

Acteon sobre Ártemis

Ela se acha mais gostosa do que eu só por que é virgem!!

Afrodite sobre Ártemis

Ela pensa que é melhor do que eu, só por que ela é a mais velha!

Apolo sobre sua irmã Ártemis 


Bela, mas não está disponível no momento.


História

Leto ao ficar grávida, a sua mãe sofreu a ira de Hera (velha briga entre amante e esposa) que a perseguiu a ponto de nenhum lugar, com receio da deusa rainha, a querer conceber seus filhos. Leto esperava gêmeos (já é difícil engolir a traição e um filho, mas dois já é de mais não acham), e Ártemis, tendo sido a primeira a nascer, revelou os seus dotes de parteira auxiliando no parto de seu irmão Apolo. Também é conhecida como Cíntia, devido ao seu local de nascimento, o monte Cinto.

Um amor e duas constelações

Nossa já sinto as pessoas de escorpião animadas com esta história...
Certa vez Ártemis estava em seus afazeres no mundo divino e se deparou com a figura mais bela que já vira no mundo mortal, o jovem Orion. Apaixonada perdidamente pelo morta queria torná-lo seu consorte, mas seu irmão Apolo estava enciumado pela irmã (claro ele nunca teve capacidade de amar alguém se que essa pessoa morra) impediu o romance através de um grande plano:

Achando-se em uma praia no mediterrâneo, Ártemis e Apolo aproveitavam um entardecer digno dos deuses, no entanto além da contemplação Apolo desafiou sua irmã em uma competição de arco. Ele apontou lá longe no horizonte um ponto negro, e a desafiou a atingi-lo, como a distância era grande Ártemis não conseguiu distingui-lo. Tomada pela competição ela pegou o seu arco, mirou e acertou o seu prêmio, que logo desapareceu no abismo do mar, fazendo-se substituir por uma espuma ensangüentada. 



Após isso ela foi pegar o seu prêmio, mas se deparou com Orion que ali nadava, fugindo de um enorme escorpião que Apolo botou para persegui-lo. Ao saber do desastre, Ártemis, cheia de desespero (e não era para menos) convenceu o seu pai, Zeus, que a vítima e o escorpião  fossem transformados em constelação.
Quando a de Órion se põe, a de escorpião nasce, sempre o perseguindo, mas sem nunca alcançar. 

O signo de escorpião, resultado da morte de Órion.


(Isso mostra como pessoas frustradas no amor podem sentir inveja daqueles que nasceram para sem amados. Apolo mal comido!)

Adônis e a língua bifurcada

Adônis se gabava de ser melhor caçador que Ártemis (sabemos que não é tão simples assim, a morte de Órion a transformou), então para puni-lo mandou um javali para matá-lo por seu orgulho e arrogância para com ela.

Adônis a perdição de deusas e deuses!


Em outras versões, Ártemis matou Adônis por vingança. Nos mitos mais tarde, Adônis tinha sido relacionado como um dos favoritos de Afrodite (rival, pois encontrou mais de um amor na vida), que foi responsável pela morte de Hipólito, que tinha sido um favorito de Ártemis. Portanto, Ártemis matou Adônis para vingar a morte de Hipólito.

A lua vem ao Olimpo

Deusa da caça e da serena Luz, Ártemis é a mais pura e casta das deusas (acreditem ou não ela é VIRGEM), como tal, foi o fetish de muitos artistas na antiguidade. Zeus, seu pai, presenteou-a com um arco e flechas de pura prata, além de uma lira do mesmo material (e você acha que ganha algo dos seus pais, está na hora de aprender com Zeus). Como a luz prateada da lua, percorre todos os recantos dos prados, montes e vales, sendo representada como uma infatigável caçadora.

Ártemis nos dias atuais, sexy, toda trabalhada no coro.


Curiosidades

  • Sabe aquele absinto com torrão de açúcar que muitos devem tomar que eu sei, pois é, trata-se de uma das plantas sagradas de Ártemis desde a antiguidade. O absinto (Ártemisia absinthium L.) era uma das plantas dedicadas à deusa.
A lendária Fada Verde, direitos autorais de Ártemis.

O templo de Ártemis em Éfeso


Vídeos

O templo de Ártemis em Éfeso foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Lar do cinto de castidade.


 A fada verde, símbolo do absinto, planta sagrada de Ártemis. Lema da própria deusa: "Sempre na tentação nunca na consumação."


Fonte: Wikipedia - Ártemis

Hora da charada  


  • És de minha extensão que se brota os tesouros, sou um dos pilares deste mundo e do universo.
  • É através de meu tridente que a vida é permitida
  • Atlântida

Ta quase dada, só para quebrarmos o gelo dessa semana de rivais e parentes. Precisamos encerrá-la com a jóia mais rara dos deuses.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Deixe-se iluminar pela graça de Apolo...

Você quis dizer: Cenouribronze
Google sobre Apolo

"Aquele desgraçado descobriu que eu não possuo pinto"
C&A sobre Apolo

"Ele adora uma suruba"
As nove musas sobre Apolo

"Eu tentei dar pra ele"
Acteon sobre Apolo

"Foi traumatizante ver C&A nu"
Apolo desabafando enquanto abraça um de seus ursos de pelúcia

"Eu apareci mais do que ele"
Ártemis sobre o irmão

"Mais pelo menos eu sou homem de verdade"
Apolo zombando da irmã que é sapata

"Aquele desgraçado tentou matar meu macho! "
Atena sobre a tentativa de Apolo de matar C&A

Contemple toda a glória do Senhor do Sol.


História

Era chamado pelos gregos de Apollon ou Apellon (pois era um deus muito apellon), pelos romanos de Apollo. A origem do nome Apolo é incerta, já que o que tinha de documentação foi queimada pelos fanáticos, bem como a de seu mito. 

Filho de Zeus e Leto (Ou seja, filhos de uma amante), e irmão gêmeo de Ártemis, possuía muitos atributos e funções no cotidiano grego. Depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade clássica. Era descrito como o deus da divina distância, que ameaçava ou protegia deste o alto dos céus, sendo identificado com o sol e a luz da verdade.

 
Apolo um conto de ninfas

Era uma vez...

Leto uma ninfa filha do Titã Céos, era uma jovem muito rebelde e só queria saber de homens com aparência mais madura. Um dia ela estava lambendo um picolé nas praias gregas, distraída como quem não queria nada esbarrou em um senhor de meia idade, infelizmente seu picolé estava no chão ardendo no calor do mediterrâneo. Inconsolada o senhor decidiu compensar o seu estrago lhe pagando um jantar com vista para o universo (se cortem invejosos, este tipo de estabelecimento nem Bill Gates consegue pagar). A noite passa o papo rola, troca de olhares, desejos e muita bebida fez surgir um romance entre os dois, este senhor de meia idade se apresenta como Zeus. 

_Está tudo tão gostoso, a praia está linda! Agora me diga Zeus é casado? (Leto)

_Não minha flor, meu coração pertence apenas a você! (Zeus)

Apolo e Ártemis, os filhos gemêos de Leto e Zeus.


O erro fora consumado, uma noite em que os lençóis criaram vida de tão quentes que ficaram. Mas o tempo que nada perdoa começou a denunciar o resultado da noite de amor, Leto estava grávida. Céos seu pai ficou arrasado com a descoberta até ameaçou por ela para fora de casa, mas no fim aceitou-a como ela era, e também o pai era rico.

Felicidades em uma ponta do universo divino e ira em outro, a esposa de Zeus, HERA já havia descoberto da nova amante de seu marido e só iria se contentar com a morte da mesma. Hera faz a típica esposa com muitas amigas e contatos importantes na sociedade e lógico que ela invocou todos eles para ceifar a vida da infeliz Leto. Primeiro colocou seu animal de estimação para matá-la, a Píton. Depois convenceu a sua amiga de velha guarda Gaia para que Leto não pudesse dar a luz na terra firme.

(Percebam amigos que Zeus sumiu do mapa, possivelmente enquanto Hera tentava estripar sua ex-amante, ele estava atrás de uma nova amante. CACHORRO!)

A pobrezinha acabou descobrindo da esposa (mas sempre quando descobrem é quando a patroa está batendo na porta) e fugiu para bem longe, onde primeiramente deu a luz a Ártemis e depois em uma ilha flutuante concebeu Apolo em toda sua glória.

 (Esta é uma adaptação que pode até ser levada como lição de vida para muitas meninas, logicamente não quero tirar o misticismo da história, mas sim promover uma profundidade ao mito. Todas as amantes de Zeus foram severamente perseguidas pela ira de Hera e claro que isso tem influências até mesmo no contexto atual.)

Relacionamentos 

Antes de contar sua vida íntima, vamos analisar Apolo. Por ser um deus de artes, vidência e da luz, ele por si tem seu orgulho como um dos deuses mais cultuados de todo o mundo grego, pois então foi esse orgulho que acabou com sua vida amorosa. Diz os mitos que certa vez ele se gabou de ser o melhor arqueiro do panteão olímpico, Eros (o cupido) por sua vez ficou irado com tal afirmação e jurou que Apolo jamais amaria.

Apolo teve muitos amantes, homens e mulheres, mas jamais encontrou um amor verdadeiro. Todos os seus relacionamentos aparentemente terminaram com desgraças, amores não correspondidos. Exemplo:
Dafne fugindo de Apolo, pelo menos ele respeitou a vontade dela de se transformar em árvore e principalmente a que da muito sabor a muitas comidas.


Hermes e Apolo disputaram o amor de Quione, por sua grande beleza. Temeroso que Apolo a ganhasse, Hermes tocou seus lábios com o caduceu, fê-la dormir e a possuiu. Não obstante, Apolo, disfarçado de uma velha, penetrou no seu quarto e a amou também (essa daí pode falar que não sabe como ficou grávida, é o típico boa noite cinderela). De Hermes Quione concebeu Autólico, e de Apolo, Filamon, mas orgulhou-se demasiado disso, julgando-se mais bela que Ártemis (que menina tola). Então a deusa injuriada a matou.

Apolo e Dafne

De todos os romances de Apolo, foi este que realmente que tocou o coração da nossa deidade. Apolo foi destinado a se apaixonar por Dafne com uma flecha de Eros. Este mesmo acertou Dafne com uma flecha de chumbo (de ter doido bastante), que fez a ninfa rejeitar o amor de Apolo. Para quem achava o cupido um hippie do amor, ai está à prova do por que você sofre por aquela pessoa safada na sua vida, são as malditas flechas de chumbo (e estou sendo bonzinho jogando a culpa no cupido). 

Apolo, porém, começou a persegui-la. Cansada de fugir, pediu ao pai que a livrasse da situação. Ele, então, transformou-a em loureiro. Apolo disse: "Se não podes ser minha mulher, serás minha árvore sagrada" (não sinto que ela tenha conseguido se livrar dele, pois agora ela estaria sendo comida por gente pior do que ele).

Segue ilustrações do ocorrido:

Sim está em inglês, mas a língua do amor é universal!
Moral da história: "Nada de excessos, principalmente de orgulho"

 
Culto

O culto de Apolo se estende por toda a Grécia, de Atenas até Delfos e como já foi mencionado era um dos deuses mais importantes do panteão. O mais importante de todos com certeza era o Oráculo de Delfos. Algumas versões do mito dizem que desde antes da chegada de Apolo havia um oráculo instalado na encosta do Monte Parnaso, consagrado a Gaia, e cuja profetisa era Têmis ou Febe. Mais tarde ele teria passado para a presidência de Poseidon, e somente em data relativamente tardia teria sido assumido por Apolo.

Percebam como Apolo se retrata como um grande investidor tomando posses dos negócios da família, pois o estabelecimento de Delfos parece aquele típico negócio que falha e sempre está mudando de direção, no entanto nosso menino tinha tino comercial.

Apolo e Dafne, a dor da perda do amor jamais correspondido. Imagine se toda a mulher virasse árvore para evitar algum homem, já até vejo uma floresta maior do que a da Amazônia.


Um deus de muitas faces

Tomou partido na famosa guerra de Tróia (não compare com aquela palhaçada do cinema), defendendo esta cidade, dizimando os aqueus com pragas quando estes ofenderam o sacerdote troiano, e acabando por matar Aquiles (ou vocês acham que foi a plebes do filme que fez o impossível?). Em época mais tardia foi identificado com Hélios, deus do sol, pois era antes o deus da luz, e por arrastamento a sua irmã foi identificada com a deusa Selene, da lua. Mitologicamente foi um deus de inúmeros amores, mas que nunca teve sorte, por vingança de Eros, deus do amor. Na mitologia etrusca, foi conhecido como Aplu e era venerado no Chipre, com o título de Abel.


Vídeos

Harpa de Abel.


Morte de Hélios por ninguém menos que Kratos.


Finalmente o verdadeiro Apolo em Saint Seiya.
 
Hora da Charada

Quem sou eu?

  • Irmã do sol

  • Senhora dos animais

  • A dama da lua

Essa está dada para vocês amiguinhos, mas lhe garanto que a celebridade não é nenhum pouco dada.