domingo, 23 de janeiro de 2011

Medusa

"A menos que por minha ousadia Perséfone, a terrível,
Do Hades envie uma pavorosa cabeça de um monstro horrível."
(Homero)




História

Numa versão posterior do mito da Medusa, relatada pelo poeta romano Ovídio, a Medusa teria sido originalmente uma bela donzela, "a aspiração ciumenta de muitos pretendentes", sacerdotisa do templo de Atena. Um dia ela teria cedido às investidas do "Senhor dos Mares", Poseidon, e deitado-se com ele no próprio templo da deusa Atena; a deusa então, enfurecida, transformou o belo cabelo da donzela em serpentes, e deixou seu rosto tão horrível de se contemplar que a mera visão dele transformaria todos que o olhassem em pedra. Na versão de Ovídio, Perseu descreve a punição dada por Atena à Medusa como "justa" e "merecida".



Morte

Na maior parte das versões do mito, enquanto Medusa estava prenha de Poseidon, o deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu. Por sua vez, Perseu havia recebido a missão e trazer a cabeça da Górgona como uma forma de presente, para o rei Polidetes de Sérifo. Os deuses como não gostavam de fazer faxina, muniu a Isaura (Perseu) com tudo o que ela iria precisar. Não foram muito generosos, com o auxílio de Atena, de Hermes, que lhe forneceu as sandálias aladas, e de Hades, que lhe deu um elmo da invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado, ou seja, quase nada. O herói cumpriu a missão, matando a Górgona após olhar apenas para o seu inofensivo reflexo no escudo, evitando assim ser transformado em pedra. Quando separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor.



Para a acadêmica britânica Jane Ellen Harrison, a "potência [da Medusa] somente se inicia quando sua cabeça é cortada, e aquela potência se encontra na cabeça; ela é, noutras palavras, uma máscara com um corpo acrescentado posteriormente a ela... a base do Gorgoneion é um objeto de culto, uma máscara ritual mal-compreendida."

Aparência

Há muito mistério da verdadeira aparência de Medusa, uns apontam como uma mulher serpente monstruosa, outras fontes a colocam como uma figura humanóide bela com os cabelos dominados pelas serpentes. Conforme a descrição do Livro dos Monstros 3.5 do sistema D&D:

“Embora, à primeira vista, a criatura seja semelhante a uma humana de grandes proporções, um olhar atento revela seu rosto horrendo, coroado por um ninho de serpentes vivas e sibilantes no lugar dos cabelos, olhos brilhantes, profundos e vermelhos, e sua pele escamada e marrom.”


Vídeos







13 comentários:

  1. Já ouviu falar no inconsciente coletivo de Jung, pois é o cara explica a importancia do mito para os homens. Estes seres míticos povoam nosso inconsciente coletivo.
    Parabéns pelo blog, conteúdo diferenciado.

    http://comentariosobrelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. se a medusa me obedeçeçi

    ResponderExcluir
  3. anonimo porra essa lenda e munto iradoooooooooooooooooo ja pensou se fose medusa do bem vs medusa do mal.Saiba que essisti 3 tipo de medusa 1 a mulher normal 2 a caveira 3 a medusa com cabelo de serpentes eu queria que eu tivesse cabelo de serpentes

    ResponderExcluir
  4. muito irada essa lenda curti pra carambaaaaa seria muito massa se tivesse acontecido isso de verdade ameiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  5. serve pra fazer trabalho de historia

    ResponderExcluir
  6. olá,vim dizer para vocÊs que estam lendo esse comentario,se vocÊ estiver com duvida de ler essa história ou não só digo uma coisa leia porque é a melhor lenda grega que ja li!com ela consegui tirar 10 no trabalho de história !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nimguem quer saber so vc tirol deiz

      Excluir
    2. aí, ja pesou se a undyne fosse a medusa? iraado ^~^

      Excluir
  7. primeiro aprenda a falar portuguÊs e depois me critique !

    ResponderExcluir
  8. Na maior parte das versões do mito, enquanto Medusa estava prenha de Poseidon, o deus dos mares, teria sido decapitada pelo herói Perseu. Por sua vez, Perseu havia recebido a missão e trazer a cabeça da Górgona como uma forma de presente, para o rei Polidetes de Sérifo. Os deuses como não gostavam de fazer faxina, muniu a Isaura (Perseu) com tudo o que ela iria precisar. Não foram muito generosos, com o auxílio de Atena, de Hermes, que lhe forneceu as sandálias aladas, e de Hades, que lhe deu um elmo da invisibilidade, uma espada e um escudo espelhado, ou seja, quase nada. O herói cumpriu a missão, matando a Górgona após olhar apenas para o seu inofensivo reflexo no escudo, evitando assim ser transformado em pedra. Quando separou a cabeça da Medusa de seu pescoço, duas criaturas nasceram: o cavalo alado Pégaso e o gigante dourado Crisaor.

    ResponderExcluir