quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ares, o Deus da Guerra


 "Pensei que fosse um signo!"
Você sobre citação acima
"Somos grandes amigos!"
Chuck Norris sobre Ares
"Tenho medo"
Regina Duarte sobre Ares
"Esse miserável comeu minha esposa!"
Hefesto, irmão de Ares sobre ele
"Matei". 
Kratos sobre Ares (Ou qualquer um)
"Eu baixo musica nesse programa"
Nerd sobre Ares  

"Eu prefiro o Emule" 
Carla Perez sobre Ares


 
Vai encarar?!

História

Na mitologia grega, Ares era filho de Zeus (Senhor do Olimpo) e Hera (Esposa de Zeus). Embora muitas vezes tratado como deus da guerra, de fato ele representa a guerra selvagem e a matança descontrolada.
Os romanos identificavam-no como Marte, o deus romano da guerra e da agricultura (o último aspecto é uma novidade até para mim).

Desde pequeno já preparado para a guerra, essa imagem acabou me lembrando do Pestinha.


Os gregos sempre tiveram certa desconfiança em Ares. Embora também sua meia irmã Atena fosse uma deidade da guerra, mas esta representava a guerra estratégica, enquanto Ares tendia a ser a violência da guerra (posição típica de muitos irmãos mais velhos). Seu local de nascimento foi colocado entre os povos bárbaros, de onde ele se retirou depois que o seu caso com Afrodite foi revelado.

Culto

Embora importante na poesia e na mitologia grega, Ares era raramente incluído nos cultos gregos, salvo em Esparta, onde ele era propiciado antes da batalha, e, embora sendo um dos fundadores de Tebas, ele apareceu em poucos mitos.

Com certeza apareceu mais na cama de sua amante Afrodite.



Ares e Afrodite

Um bardo nos contou que certa vez, o Deus do sol Hélios uma vez espiou Ares e Afrodite se amando secretamente na sala de Hefestos (para piorar a falta de respeito com a casa do corno é impressionante), e ele prontamente informou o incidente ao cônjuge Olimpíco de Afrodite (esperava isso de Hermes, mas já sabemos quem é o X-9 dos deuses). Hefesto conseguiu pegar o casal em fragrante, e para tanto, ele fez uma rede especial, fina e resistente como o diamante para pegar os amantes. No momento certo Hefesto lançou esta rede e capturou os amantes no “manda ver.” Entretanto Hefesto ainda não estava satisfeito com a sua vingança, ele convidou os deuses Olímpicos e as deusas a examinar o casal infeliz (hoje não estou certo se isso seria considerado uma vingança). Alguns comentaram a beleza de Afrodite, os outros opinavam em trocar de lugar ansiosamente com Ares, mas todos zombaram dos dois.

Não agüentando a humilhação deste mundo imperfeito Ares foge! 

Humilhação no panteão, este é o momento em que Hefesto se vinga do casal. Aliás tem muito corno precisando de uma rede dessas.


Em um detalhe interpolado muito posterior, Ares põem o jovem Alectrion à sua porta para avisá-los da chegada de Hélios, como Hélios diria a Hefesto da infidelidade de Afrodite se os dois fossem descobertos, mas Alectrion adormeceu. Hélios descobriu os dois e alertou Hefesto. Ares ficou furioso com Alectrion e o transformou em um galo, que agora nunca esquece de anunciar a chegada do sol na manhã.

Curiosidades

  • Sabia que Ares é um dos inimigos da DC Comics, na história da Mulher Maravilha.
  • Ares aparece como um personagem maior na série de TV em Hércules: as Viagens Místicas e Xena: a Princesa Guerreira; tanto como vilão como anti-herói, bem como ter um amor unilateral de interesse por Xena. Ele foi interpretado por Kevin Smith.
  • Ares também é o antagonista principal no jogo de videogame God Of War. O anti-herói principal, Kratos, era guerreiro de Ares, mas foi traído quando Ares fez Kratos matar sua própria esposa e filha. Com a ajuda de outros deuses, Kratos mata Ares e vira o novo deus da guerra.

 
Fontes: Wikipedia - Ares


Vídeos 

 
Ares - God of War  

 Ares - Xena

Hora da charada

Que deus eu sou?

  • Senhor das visões
  • Decepções amorosas
  • Patrono das artes

6 comentários:

  1. muito bom, ja conhecia a história porque amo a mitologia grega, continue postando, de preferencia todos os dias...

    você já ouviu falar da história de elizabeth Bathory, é incrível!aí vai o link para vc lê-la no meu blog, retribua o comentário, ok?

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/2011/01/elizabeth-bathory-condessa-sanguinaria.html

    ResponderExcluir
  2. Para mim Kratos não é nada Ares sempre foi,é e continuará sendo o deus da guerra pq se ñ existisse ele Kratos ñ o derrotaria.

    ResponderExcluir
  3. meu siquino e ares o deus da querra kratos e um mito pra min aries e esera pra sem pre me deus da querra viva a ares omelhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta da charada: Apollo! sem dúvidas, sendo o deus dos oráculos e dos profetas, tendo em seu cartel de mitos as mais feias decepções no amor,e senhor da inspiração, esse deus solar sem dúvida mata a charada!

      Excluir
    2. Resposta da charada: Apollo! sem dúvidas, sendo o deus dos oráculos e dos profetas, tendo em seu cartel de mitos as mais feias decepções no amor,e senhor da inspiração, esse deus solar sem dúvida mata a charada!

      Excluir