quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A ira dos mares... Poseídon


Você quis dizer: Sardinha coqueiro
Google sobre Posídon

"Eu já vi esse filme!"
Carla Perez sobre Posídon

"Aquele desgraçado afundou nossa cidade!"
Qualquer morador de Atlântida sobre Posídon

"Suchi"
Qualquer Japonês sobre Posídon

"Meu primo!"
Monstro do lago ness sobre Posídon

"PAPAI!!"
Percy Jackson sobre Poseidon

"FIIILHOOOOO *-------* " 
Poseidon sobre a Afirmação acima

"BOB ESPONJA *-* "
Bob esponja sobre a Afirmação acima

"Ele é o rei de lá de onde eu moro! "
Bob esponja sobre Posídon

"Papai... S2 "
A Pequena Sereia sobre Posídon

"Papai... S2² "
Percy Jackson sobre Posídon

"Peraí,quer dizer a gente é irmão??"
Percy Jackson sobre Ariel de A Pequena Sereia

"Kisame,voce tem algum parentesco com "isso"?"
Uchiha Itachi sobre criaturs aquaticas

"éérr...nao sei,Itachi-san"
kisame

"Ah,entao eu posso matar! "
Uchiha Itachi planejando mais um assassinato 


Você ousa me desafiar mortal?


 Sim dessa vez um dos vídeos está na frente, acompanhe todo o poder de Poseidon através dele!

História

Vamos entrar em uma das histórias primordiais do panteão grego, Poseídon ao contrario de muitos deuses Olímpicos é descendente direto dos titãs. Posídon era um dos filhos de Cronos e Reia, e, como seus irmãos e irmãs, foram engolidos por Cronos ao nascerem (cuidado com o seu pai). A ordem de nascimento de seus irmãos é Héstia (a mais velha), seguida de Deméter e Hera (as filhas do meio), mais tarde Hades e Posídon (os filhos quase que caçulas); e por fim Zeus (o filho caçula e futuro senhor dos deuses). 

Para quem se acha capaz de vencê-lo (e não vale o Kratos =P)


Apesar de maior parte dos filhos terem sido engolidos Reia tapeou Cronos dando uma pedra no lugar da criança, Zeus, e o escondeu dos olhos de seu pai. Quando amadureceu ele voltou e teria obrigado o seu pai, Cronos, a regurgitar e restabelecer a vida aos filhos que engoliu, e lógico que entre eles estava Posídon. 

Essa história demonstra o simples período em que os filhos acabam sobrepujando os pais, ou pelo menos deveria ser assim não é!

A partilha

Após o fim da guerra contra o Titãs, chegará a hora de dividir os reinos entre os irmãos, no entanto de acordo com a tradição grega o filho (não filha) mais velho ficaria com o poder, mas o caçula não era tolo, pois ele também queria o poder. Aparentemente iria decidir o futuro do universo na jogatina, uma simples brincadeira onde três varetas definiam os reinos a quem as pegasse.  Primeiro foi Posídon, que ficou com o reino dos mares, depois Zeus que ficou com céu e por fim Hades que ficou com o inferno.

"Sinta sua IRA fogão!" (Netuno)

Infelizmente vamos fugir do foco e assumir que Hades foi plenamente injustiçado pelos seus dois irmãos, fato que o moldou por toda a eternidade.

Um deus de caprichos

O mar por si só é uma força de caprichos, agindo conforme sua vontade nada lhe impõe barreiras. Poseídon acaba seguindo o mesmo princípio, os navegantes oravam a ele por ventos favoráveis e viagens seguras, mas seu humor era imprevisível (é aquele típico cenário de dia lindo e depois vira o pandemônio em alto mar). Apesar dos sacrifícios, que incluíam o afogamento de cavalos, ele podia provocar tempestades, maus ventos e terremotos por capricho. Como Zeus, projetava seu poder e a sua masculinidade sobre as mulheres, tendo muitos filhos homens, pois não podia ter filhas mulheres (sendo que maior parte de seus filhos são verdadeiras aberrações do mundo mitológico).


Templo de Poseídon na Grécia.


Poseídon o conquistador

Ele acabou se apaixonando por Anfitrite, de início, se recusou a unir-se ao deus (lógico com este assédio todo), se escondendo nas profundezas dos oceanos (ainda duvidam de mim), em um lugar conhecido apenas por sua mãe (se a mãe não revelou o lugar é por que não apoiava o relacionamento). Acabou cedendo às investidas do deus dos mares, se tornando rainha dos oceanos (deve ter tido algum tipo de permuta nessa relação). 

Poseídon e Anfitrite



Curiosidades

  • Poseídon já apareceu na série de desenho, Bob Esponja, como o Rei Netuno (versão romana para Poseídon).
  • Na série Sailor Moon, a Sailor Netuno possui seus ataques baseados no elemento água, remetendo aos domínios do Imperador dos Mares.  
  • Ele aparece no livro Percy Jackson e o ladrão de raios, como pai do protagonista da história. 
  • O nome do planeta Netuno foi em sua homenagem.   

Fonte: Wikipédia - Poseídon

Aos meus caros leitores






O blog agradece a todos aqueles que ainda mantêm a curiosidade pelo passado. Por isso sempre gosto de me referir aos contos e lendas como "histórias" e não "estórias", pois a segunda remete a algo fantasioso, quando de fato estas lendas e contos moldaram o homem desde os primórdios.
 
 "O escritor constrói um castelo e cabe ao leitor passar habitá-lo..." (Autor desconhecido)



2 comentários:

  1. Eu adoro o podeidon, assim como este blog!

    a propósito, acabei de postar a parte 3 e 4 de "Quando os Mortos Matam", imagino que esteja curioso para ler a continuação, dê uma passada lá!

    Parte 3

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/2011/02/quando-os-mortos-matam-parte-3.html

    Parte 4

    http://monteolimpoblog.blogspot.com/2011/02/quando-os-mortos-matam-parte-4.html

    Porque tá demorando a postar??!!

    ResponderExcluir