quarta-feira, 16 de março de 2011

Em memória ao Japão... A origem do “Sol”

"Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo." (Mahatma Gandhi)

Amaterasu a deusa protetora do Japão... "As dificuldades são como as montanhas. Elas só se aplainam quando avançamos sobre elas."



O início 

Não iremos abordar o que antecede o nascimento da ilha do Japão, pois nosso foco é chegar ao grande emblema do sol. No paraíso celestial os deuses responsáveis pela criação do arquipélago japonês seriam Izanagi e Izanami, também criadores de divindades posteriores. 

Izanagi e Izanami moldando o Japão... "Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios."
  

A formação desta terra mística e lendária começa quando Izanagi e Izanami foram até a ponte entre o céu e mar. Para o casal foi dado uma lança decorada com jóias e ouro, pois é desta lança que começaria a nascer o Japão. Os deuses a pegaram e a trespassaram sobre a água, a fazendo dançar entre as ondas, mas ao tirar-la do mar as gotas de sal caíram da lança formaram as ilhas japonesas.

O nascimento do sol

Izanagi e Izanami criaram muitas ilhas, divindas e ancestrais do Japão. Quando Izanami morre no parto, do deus Fogo, Izanagi tentou, mas não conseguiu recuperá-la do submundo, mas não conseguiu. No rito de limpeza (espiritual) após o seu retorno do submundo, acabou por gerar Amaterasu (deusa do sol) a partir de seu olho esquerdo, Tsukuyomi (o deus da lua) de seu olho direito e Susanoo de seu nariz (o deus dos oceanos). Pelo menos o meu nariz é uma tempestade eterna contra o clima, horas entupido outras escorrendo, agora já sei os motivos por trás da realidade.

O nascimento de Amaterasu... "Caia sete vezes, mas levante-se oito."


Amaterasu, o sol brilha pela eternidade

A influência de Amaterasu é evidente na cultura japonesa... "Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário."

Fontes fidedignas me contaram essa história importada das terras místicas do oriente:

                "A deusa do sol, Amaterasu, vivia em uma gruta, em companhia de tuas criadas, elas lhe teciam todo o dia um kimono da cor do tempo. Todos os dias a grande diva saía para iluminar a Terra, mas um dia teu irmão Susanoo, deus dos oceanos jogou um cavalo esfolado nos teares das criadas tecelãs. Assustadas (e quem não ficaria) elas se atropelaram, e uma delas morreu. Ao voltar a grande Amaterasu não apreciou a “brincadeira”, zangada, recolheu-se em sua gruta e a luz desapareceu. E o pânico foi semeado até no céu, onde os deuses viviam, que como os humanos também não enxergavam no escuro (sem comentários a respeito destes deuses, não quero constrange-los). Eles se reuniram e bolaram um plano, a deusa Uzume, a mais engraçada das deusas, iria promover o maior show de sua existência entretendo os deuses fora da gruta da grande Diva. Uzume que experiente, não usou meios termos: levantava a saia, dançava de forma provocante, exibindo suas partes íntimas com caretas hilárias. Estava um clima não divertido que os deuses caíram nas gargalhadas... Curiosa, Amaterasu não aguentou, abriu uma fresta da pedra que lacrava a gruta, e os deuses trataram de estender um espelho em sua frente, ao si ver no espelho, viu a mulher esplêndida que era. Surpresa ela saiu da gruta, então os deuses a agarraram e Amaterasu saiu para sempre se sua gruta. O mundo estava salvo!"

Amaterasu se olha no espelho... "A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente logo enxerga."


O sol nascente

Amaterasu é a deusa mais importante do Xintoísmo (religião tradicional do Japão), portanto ela acabou por emprestar o emblema do sol, costumes e tradições ao povo japonês. Tal como os raios do sol divulgam os mais diversos aspectos da vida, o povo japonês usou dessa sabedoria para basear sua cultura na base do conhecimento. O conhecimento é a luz na escuridão de toda a ignorância e é ele que molda nossa percepção do mundo ao nosso redor.

Sakura, flor de cerejeira, um símbolo da perfeição.
 Vídeos

 São dois ótimos vídeos, para não dizer que são obras de extrema profundidade artística.


Ao país que admiro e respeito, este artigo em memória ao Japão...

Ps.: Todos os provérbios apresentados são japoneses, pois neste momento o que o mundo mais precisa é de sabedoria.

2 comentários:

  1. Tudo muito delicado e de muito bom gosto adorei tudo, continue sendo essa pessoa sonhadora e lúdica.É de pessoas assim que precisamos no nosso dia-a-dia, para torna-lo mais tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. post fantástico, ótimo trabalho!

    E muito obrigado por ter divulagado o meu blog aí nos "Blogs de Ouro", valeu mesmo!

    ResponderExcluir